Magazine Luiza Recife

https://www.magazinevoce.com.br/magazinemagalurecife/

sexta-feira, 10 de junho de 2011

As novas regras para o uso dos faróis de xenon

Saiba o que fazer para andar dentro da lei com esse tipo de acessório. Quem não cumpre as exigências estará sujeito à infração grave, que dá cinco pontos na carteira e multa de R$ 127.

No mês passado, o Jornal Nacional mostrou as novas regras para o uso de um tipo de acessório de carro: os faróis de xenon. O assunto levantou dúvidas em quem já instalou ou pretende instalar as lâmpadas. Nesta sexta, nós voltamos ao tema para mais esclarecimentos sobre as normas.

As novas regras para os faróis, inclusive aqueles de descarga a gás, conhecidos como xenon, começaram a valer no primeiro dia do ano.

Todos os carros novos saídos de fábrica, nacionais e importados, depois de 1º de janeiro de 2009 equipados com farol de xenônio deverão ser instalados com limpadores e um sistema que regula a inclinação do facho de luz.

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito cita especificamente os carros novos, mas levantou uma dúvida entre milhares de brasileiros que instalaram faróis xenon depois de comprar o carro. Quem pôs os faróis antes do dia primeiro também precisa se adaptar?

A resposta está em outra resolução do Contran e vale tanto para quem já instalou quanto para quem pretende instalar faróis xenon em carros que saíram de fábrica sem este equipamento.

São três passos: primeiro, pedir autorização prévia ao Detran do estado. Depois que o serviço estiver pronto, o motorista deve procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran.

Se as alterações forem aprovadas, é necessário voltar ao Detran para que a mudança na iluminação seja registrada no documento do carro.

Quem cumpre essas exigências, está legal. Quem não cumpre estará sujeito à infração grave, que dá cinco pontos na carteira e multa de R$ 127.

“Se ele tomou todas as providências necessárias, ele poderá continuar utilizando seu veículo, não precisará fazer qualquer alteração”, esclarece Orlando Moreira da Silva, coordenador de Infraestrutura de Trânsito do Denatran.

O importador Paulo Franzoni calcula que três milhões de carros tenham instalado kit xenon no Brasil. Ele diz que a grande maioria é de boa qualidade e que o essencial é fazer a regulagem. “O importante é regular o farol. Desregulado, incomoda e ofusca as outras pessoas, independente de ser de xenon ou não. Então, a gente pede que quem for mexer no farol, regule para não atrapalhar ninguém”.


Do G1.09/01/09 - 22h59 - Atualizado em 09/01/09 - 22h59

Nenhum comentário:

Postar um comentário