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domingo, 27 de setembro de 2009

Usado do Mês - Revista Quatro Rodas


Você tem comércio ou faz pequenos fretes e precisa de uma picape robusta, com manutenção barata e que atenda as suas necessidades tanto no trabalho quanto nos passeios no fim de semana? Então por que não pensar em uma Saveiro? Por menos de 20 000 reais você leva uma City 1.6 flex 2003 com ar-condicionado e direção hidráulica. Mas, por ser muito visada por ladrões, prepare-se para o seguro: 4 900 reais para um morador de São Paulo, casado e com 30 anos.
A Saveiro já tem uma longa história no mercado. Não bastassem as quatro gerações, foram ainda várias séries especiais. A primeira geração começou em 1982 com um motor 1.6 a ar, depois trocado pelo refrigerado a água, até a chegada da segunda geração (chamada de “Bolinha”), em 1997, com motores 1.6 (92 cv), 1.8 (98 cv) e 2.0 (109 cv). Graças aos 24 cm a mais no comprimento, a caçamba ganhou capacidade de carga: subiu de 580 para 700 kg.
A terceira geração apareceria em 2000, em três versões: básica, Comfortline e Sportline. As duas últimas recebiam os mesmos motores 1.8 ou 2.0 – a Sportline trazia ar-condicionado, rodas de liga e faróis de neblina. A Super Surf surgiu em 2003 e tinha suspensão mais alta, para-choques sem pintura e grade e retrovisores cromados. De série, vinha com banco de couro sintético, além dos equipamentos da Sportline. No mesmo ano estreava o motor 1.6 flex (97/99 cv). A Crossover veio em 2004, com destaque para o quebra-mato, o santantônio, estribos e suspensão mais alta. Em 2005 surge a atual quarta geração com a chegada do 1.8 flex (103/106 cv).
Ao comprar uma Saveiro, dê preferência às versões com ar e direção, que são bem mais fáceis de vender. “Às vezes, o desconto dado a um modelo pelado não vale a pena. E, por se tratar de um modelo muito usado por surfistas, redobre a atenção na pintura e em especial na caçamba, pois pode haver sinais de ferrugem, decorrente da maresia”, diz Felipe Vinícius Feltrin, vice-presidente do Saveiro Clube. Todas as versões têm boa aceitação no mercado, mas as melhores mesmo são as fabricadas a partir de 2004 e com motor 1.6 flex.
FUJA DA ROUBADA Evite as Saveiro com a caçamba ou tampa traseira riscada e com marcas profundas. Isso pode ser um indício de que foi submetido a trabalhos pesados. Desconfie também de versões que não tenham os emblemas do fabricante na tampa traseira, que pode mascarar uma forte batida na traseira.
Revista Quatro Rodas
Por Fernando Garcia

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