Magazine Luiza Recife

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sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novo Kia Picanto: na reta de chegada

Montadora sul-coreana prepara vinda de nova geração de seu subcompacto em clima de otimismo



A segunda geração do Kia Picanto mal chegou ao mercado europeu e já tem data para estrear no Brasil. O subcompacto coreano desembarca por aqui em agosto, apenas três meses após ganhar as ruas europeias. A estratégia da marca em manter sua linha atualizada em todos os mercados do mundo, inclusive por aqui, é a mesma das marcas "premium", que veem a demora em trazer suas novidades como sinônimo quase certo de quedas nas vendas. Para o Brasil, as estimativas são de que o Picanto chegue às concessionárias a partir de R$ 36 mil e que se aproxime das 2 mil unidades vendidas por mês. Nos quatro primeiros meses deste ano, a média de vendas mensais do modelo foi de 880 unidades, demonstra o otimismo da Kia com a nova geração do subcompacto.

O Picanto 2012 parece um carro totalmente novo. As linhas do designer badalado Peter Schreyer deram um aspecto mais musculoso ao "carrinho". As mudanças foram bem-vindas, já que suas vendas são impulsionadas em grande parte pelo visual. A dianteira traz para-choque mais bojudo, com molduras pretas que envolvem os faróis de neblina maiores. Os faróis mais alargados estão mais modernos. A grade passa a seguir a mais recente linguagem de design da Kia, apelidada pela marca de "nariz de tigre". Já a lateral tem linha de cintura crescente, com início na caixa de rodas dianteira e terminando na lanterna traseira. Na parte posterior, o Picanto traz lanternas em formato irregular e a placa migrou do meio da tampa do porta-malas para o para-choque, garantindo um visual mais limpo.



Além das mudanças estéticas, o novo Picanto também cresceu. O modelo agora tem 3,6 metros de comprimento, 6 cm a mais que na última geração. Com isso, o entre-eixos cresceu 1,5 cm e o porta-malas passou a oferecer 200 litros – 27% a mais de espaço no bagageiro, segundo a fabricante.

No Brasil, é provável que o Picanto 2012 seja lançado com a versão flex do motor 1,0L de 3 cilindros. Este propulsor de 82 cv e 9,4 kgfm de torque conta com comando das válvulas de admissão variável e promete um consumo reduzido de combustível e, consequentemente, menores emissões de CO2. Ele substitui o motor 1,0L de 4 cilindros a gasolina e 64 cavalos, reconhecido pela sua economia. O câmbio poderá ser manual ou automático de cinco marchas. Já o pacote de equipamentos é completo. O modelo vendido na Europa é equipado com luzes diurnas em leds, freios com ABS e EBD, botão de partida do motor e pode contar com até sete airbags, dependendo da versão. Para o Brasil, são esperados os mesmos equipamentos.

Primeiras impressões: pequena valentia
Por Carlo Valente do Infomotori/Itália Exclusivo para Auto Press
O novo Kia Picanto herda da primeira geração um equilíbrio substancial entre racionalidade e eficiência. No sentido que é um carro para cidade, que tem boa dirigibilidade e convence por suas características econômicas. Comparado com a versão anterior, o novo modelo é mais espaçoso por dentro e também ganha um valioso porta-malas. O conforto é satisfatório, embora os detalhes permaneçam decididamente simples. O ambiente interno é o menos empolgante do carro. O que não pesa tanto na avaliação geral, já que não é um carro no qual se pretenda passar muito tempo dentro, sendo algo mais funcional.

Em particular, se levado em conta o segmento e o motor de 3 cilindros, o isolamento acústico é excelente. Os instrumentos são claramente visíveis e tanto o volante quanto a alavanca de mudanças estão em posição adequada. Para o motorista, a visibilidade do exterior do veículo não é problema.




O motor, com seus 69 cv e 9,6 kgfm de torque, está de acordo com o carro. Certamente não dá para arrancar forte, mas se tem uma boa evolução e relacionamento equilibrado, embora não cause grande emoção. Mas a força dessa unidade propulsora não é a aceleração, e sim o consumo, que é de 23,9 km/l, com emissões de 99 gramas de CO2 por quilômetro. O modelo tem desempenho equilibrado e consistente. Suas melhoras aerodinâmicas ficam visíveis quando se percebe que a saída de traseira foi reduzida nas frenagens, o que ajudou a aumentar a precisão na direção. As mudanças, por fim, são apenas regulares, sem muito alarde. Apenas uma "sintonia fina" do
Picanto já conhecido.


Do YahooAutos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cadillac terá fábricas fora da América do Norte, diz CEO da GM

General Motors quer tornar a marca premium global.
Estratégia diminuiria custos e protegeria a marca de crises.




O CEO da General Motors Dan Akerson afirmou nesta quarta-feira (8) que vai expandir a produção da marca Cadillac para países fora da América do Norte já em 2012. A ideia é tornar a marca premium “verdadeiramente global”.

De acordo com Akerson, a estratégia possibilita proteger a empresa das flutuações de moedas e permite com que a GM lide melhor com a cadeia de suprimentos.

Atualmente, o único modelo Cadillac montado fora da América do Norte é o SLS, uma versão chinesa do STS vendidos nos Estados Unidos. A GM ainda não divulgou quais são os locais que estuda para a instalação de fábricas

Do G1.

Contran proíbe instalação de farol xênon em veículo após fabricação

Modificação era permitida mediante autorização prévia do Detran.
Agora, só os que saem da fábrica com o dispositivo poderão usá-lo.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (7).

Até então essa alteração era permitida mediante autorização prévia do Departamento de Trânsito nos estados e deveria constar no documento do veículo (CSV).

O Contran diz que veículos que tiveram instalados esse tipo de farol com a devida alteração do Detran, "com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta resolução" poderão circular "até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007", que dispõe sobre o sistema de iluminação dos veículos. Por sucateamento, explica a assessoria do órgão, entende-se o quanto o veículo durar. Em caso de necessidade, esses também poderão substituir o equipamento por outro similar.

Lista de proibições

A nova resolução do Contran (384/2011), emitida no último dia 2, inclui a instalação do farol xênon em uma lista de outras alterações em veículos vetadas pelo órgão, dispostas no artigo 8º da resolução 292, de 2008 (veja abaixo). Agora, entre as proibições, figura o item "instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo".

A assessoria de imprensa do órgão confima que o veto vale apenas para instalação do farol de xênon após a fabricação dos veículos -os que já saem da linha de montagem com o dispositivo poderão continuar circulando com ele e substituí-lo por equipamento similar quando necessário.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, o desrespeito à regra pode resultar em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008


- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;

- Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;.

- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;

- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo



Do G1.

Mini Cooper Coupé chega em outubro ao Brasil

Preço inicial será por volta de R$ 125 mil; pré-vendas começam em agosto.
Mini John Cooper Works Cabrio desembarca em julho.





Durante lançamento do Mini One na noite de terça-feira (7), em São Paulo, o presidente da marca de origem inglesa no Brasil, Martin Fritsches, confirmou para outubro a chegada do Mini Cooper Coupé, que será apresentado oficialmente em setembro durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. As pré-vendas começam em agosto.

A versão mais em conta será a Cooper Coupé, que partirá por volta de R$ 125 mil. Já a opção mais esportiva Cooper S Coupé, por sua vez, terá preço inicial em torno de R$ 150 mil. Fritsches, no entanto, não revelou quantas unidades do novo modelo serão comercializadas no Brasil até o fim do ano.

O Cooper Coupé é equipado com motor 1.6 aspirado que desenvolve 123 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 16,3 mkgf a 4.250 rpm. Em termos de desempenho, isso significa que o ‘inglês’ vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h.

A configuração S, por sua vez, traz bloco 1.6 turbo que gera até 186 cv a 5.500 rpm e torque de 26,5 mkgf entre 1.700 rpm e 4.500 rpm. A velocidade final é de 230 km/h e ele leva 6,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h.


A opção mais endiabrada John Cooper Works (JCW), equipada com motor 1.6 turbocharger que entrega até 211 cv a 6.000 rpm e e torque de 28,5 mkgf entre 1.700 rpm e 4.500 rpm, não será oferecida inicialmente no Brasil.

John Cooper Works

Fritsches confirmou a chegada do Mini John Cooper Works Cabrio para julho. A versão terá o mesmo motor da versão com capota fixa, que por sua vez é o mesmo do Cooper JCW Coupé. Aqui no Brasil, o Mini Jonh Cooper Works é vendido por R$ 145.250. Portanto, a configuração com teto escamoteável deverá superar os R$ 150 mil.

Mini One

Versão de entrada da Mini no Brasil, o One tem como principal objetivo “estabelecer a marca no país”, de acordo com Martin Fritsches. Com preço sugerido de R$ 69.950, o modelo, que chega na segunda semana deste mês, pode ser encomendado nas concessionárias da marca. Desde o início das pré-vendas, já foram vendidas 100 unidades.

O Mini One tem motor de 1,6 litros de 98 cv e traz de série câmbio manual de seis marchas, direção elétrica, rodas de liga leve, seis airbags, freios ABS, controle dinâmico de estabilidade, faróis anti neblina e computador de bordo. A opção automática do One deve pintar por aqui somente em 2012.

Mercado

Até o final do ano, a Mini espera fechar o ano com 2.500 carros vendidos no Brasil. “Até agora tivemos um crescimento de 85% nas vendas em comparação ao ano passado”, revelou Fritsches. Segundo ele, o mercado brasileiro apresenta números de crescimento superiores aos registrados na China, principal mercado automobilístico do mundo. Na América Latina, as vendas no Brasil representam aproximadamente de 35%. Em termos mundiais, no entanto, não chega a 1%.

Atualmente a Mini tem 15 concessionárias espalhadas pelo Brasil. Até o fim do ano, a intenção, de acordo com o executivo, é ter 20 pontos de vendas. Para 2012, ainda não há um número de novas concessionárias, no entanto, Fritsches deixou claro que a intenção é expandir para novas regiões, especialmente a Nordeste.

BMW

A BMW, montadora proprietária da Mini, também tem planos para o Brasil. Em julho deve desembarcar por aqui o novo Série 6. Já a nova geração do BMW Série 1, que será apresentado ao mundo no Salão de Frankfurt, deve pintar por aqui apenas em 2012 em duas versões, uma mais ‘básica’ e outra com forte pegada esportiva.

Com relação à possível fábrica a ser construída no Brasil, nenhuma decisão ainda foi tomada.


Marcelo Monegato
Do G1, em São Paulo

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Garagem de R$ 5 milhões é destruída pela chuva em Cingapura

Reúna todos os carros do seu sonho, superesportivos, utilitários e até sedãs de luxo. Mas coloque esta coleção em uma garagem devastada pelas chuvas e veja tudo isso ir por água abaixo. É o que aconteceu em Cingapura na noite do último domingo (5), na região luxuosa de Orchard Road. Uma terrível tempestade atacou o país, de acordo com o jornal local The New Paper, e devastou uma garagem com carros de luxo.

As imagens publicadas no periódico são de cortar o coração de qualquer entusiasta e mostram carros avaliados em cerca de R$ 5 milhões em meio a enchente no estacionamento do complexo St. Reges. No destaque aparecem a novíssima Ferrari 458 Italia, recém lançada no Brasil por R$ 1,6 milhão e um Lamborghini Gallardo oferecido pelo mesmo preço. Além disso, estão por lá um sedã Bentley Continental Flying Spur de R$ 1,035 milhão e um Aston Martin Vantage de R$ 670 mil.

Quer algo mais “simples”? Foram destruídos também na enchente um Audi TT (R$ 220 mil) e uma BMW X5 (R$ 300 mil). Isso sem contar os inúmeros importados menos luxuosos dispostos na garagem. O local onde aconteceu o acidente é um complexo com mais 4 mil metros quadrados, onde existem hotel e apartamento residenciais. A dor de cabeça dos proprietários será grande, mas com certeza não será maior do que a da seguradora.


Revista Auto Esporte

quinta-feira, 2 de junho de 2011

GM terá mini Captiva para brigar com EcoSport

Novo utilitário esportivo chega em 2013 ao mercado brasileiro; Veja imagens



Faz tempo que a GM procura um rival para o EcoSport. Lembra do Prisma Y, mostrado no Salão do Automóvel de 2006? Ele tinha tudo para vingar, mas ficou pelo caminho por conta da plataforma desatualizada da dupla Celta/Prisma. Dois anos depois foi a vez do GPiX, que antecipava as linhas do Agile e mostrava que dali surgiria o terceiro membro da família Viva – além do hatch e da Montana. Pois o projeto também naufragou, não por acaso oriundo da mesma base Celta/Prisma. Já no Salão de 2010, a marca se limitou a exibir a versão CrossSport do Agile, com suspensão elevada e pneus de uso misto. Seria o fim do sonho de ter um jipinho legítimo? Nada disso. A resposta à nova geração do EcoSport, que a Ford venderá globalmente, também virá com um modelo mundial.

Trata-se de um utilitário compacto desenvolvido sobre a plataforma do Aveo/Sonic, que já roda em testes na Europa e chega às lojas de lá em 2012. Certo, nós já falamos desse carro mês passado aqui nesta mesma seção, mas até então nada dava conta de sua vinda ao Brasil. Isso até que um informante nos deu a letra: além das carrocerias de Cruze, Cruze hatch e do Cobalt (GSV), a fábrica de São Caetano do Sul (SP) já abriga o monobloco do utilitário compacto. Bingo!


Além da vinda do próprio Sonic, prevista para 2012, o hatch pode ser aproveitado para testar componentes mecânicos do jipinho

Isso pode explicar a existência de alguns Sonic hatch rodando nas redondezas do Campo de Provas da marca em Indaiatuba (SP), como mostramos na edição de março. Além da vinda do próprio Sonic, prevista para 2012, o hatch pode ser aproveitado para testar componentes mecânicos do jipinho. Outra fonte ligada à montadora indica a chegada do modelo, mas diz que ainda demora. “É coisa para 2013, depois da renovação da linha”. Faz sentido: primeiro a GM atualiza seus modelos nos segmentos onde já atua para depois entrar em categorias inéditas para a marca.

Outra confirmação de que a linha Aveo/Sonic está a caminho do Brasil veio do próprio CEO mundial da GM, Dan Akerson. De acordo com o site IG Carros, Akerson revelou que “consumidores dos EUA, Brasil e Rússia estão, ou estarão, comprando os mesmos Spark, Aveo e Cruze que os clientes europeus” durante seu discurso no Salão de Genebra. Sabe-se que, exceto o Cruze, alguns modelos não serão exatamente como no exterior (nosso Ônix terá pouco de Spark) e não virão em todas as versões (o Cobalt aqui fará o papel do Sonic Sedan para eles), mas podemos esperar ao menos o jipinho.

Tratado na Europa como Mini Captiva, por conta do visual inspirado no irmão maior, o modelo está sendo desenvolvido pelo centro de engenharia da Chevrolet na Coreia do Sul. Haverá versões de tração dianteira e integral, mas apenas os 4x2 estão previstos para o Brasil. O motor mais cotado para o modelo em nosso mercado é o 1.8 16V Ecotec do Cruze, um meio termo entre os 1.6 Sigma e 2.0 Duratec que serão usados no futuro EcoSport. A briga promete!



Daniel Messeder e Ricardo Sant'Anna // Projeções: João Kleber Amaral

Mês de maio bate recorde de vendas no ano

VW Gol manteve a liderança entre os modelos mais vendidos

O mês de maio bateu recorde em vendas de automóveis e comerciais leves e registrou 330.534 unidades emplacadas, com um crescimento de 10,12% em relação a abril e 8,25% no acumulado se comparado ao mesmo período em 2010.

Da mesma forma que em abril, o VW Gol permaneceu como o modelo mais vendido, com 26.981 unidades emplacadas ante 24.264 do Fiat Uno. O Celta e o Corsa Sedan, ambos da GM, aparecem na terceira e quarta colocação, respectivamente.

No acumulado anual, o Gol já emplacou 117.825 unidades, enquanto que a Fiat vendeu 107.963 Unos. Em comerciais leves, a Strada detém a liderança com 48.139 modelos vendidos em 2011, seguida pela Saveiro, que teve 29.088 veículos comercializados.

Dentre as montadoras, a Fiat manteve a liderança e fechou o mês com 22,86% de share do mercado. A VW vem em segundo, com 22,01%, seguida pela GM (20,19%), Ford (8,91%) e Renault (5,56%). No entanto, no acumulado a marca alemã aparece em primeiro, com 22,44%, seguida bem de perto pela Fiat, que detém 22,43% do mercado.

O JAC J3, novidade no mercado, melhorou em número de vendas em relação a abril. Foram 1.927 modelos hatch vendidos em maio contra 1.316 em abril. Já o sedã Turin teve 1.112 vendas ante 776 no mês passado.

Por Bruno Roberti

Ford confirma desenvolvimento de novo motor 1.0

Propulsor pertence à família EcoBoost e será apresentado em Frankfurt.
Montadora quer equipar 90% de modelos nos EUA com motor turbo.

A Ford confirmou que irá oferecer motorizações turbo EcoBoost em 90% de seus veículos nos Estados Unidos em 2013. Assim, ela também confirma que desenvolve a versão mais compacta do propulsor, o EcoBoost 1.0 de três cilindros. Segundo a empresa, mais detalhes do projeto serão revelados no Salão de Frankfurt, em setembro.

O primeiro da nova família de motores foi o 3.5 V6, encontrado nos modelos Taurus, Flex e F-150, bem como nos Lincoln MKS e MKT. Já os modelos Edge e Explorer receberão o EcoBoost 2.0 em breve.




De acordo com a Ford, o EcoBoost 1.0 atenderá modelos globais da marca. De acordo com o vice-presidente global da Ford para Powertrain, Joe Bakaj, afirmou em nota que o propulsor 1.0 fornecerá energia semelhante ao 1.6 aspirado naturalmente de quatro cilindros utilizado atualmente. A vantagem está na melhora da economia de combustível.

A Ford também revelou que trabalha em uma nova transmissão automática de oito velocidades, que está sendo concebido pelo centro de engenharia nos Estados Unidos. Segundo ela, o sistema irá oferecer trocas de marchas mais suaves e respostas mais rápidas.

Do G1.

Mercedes-Benz Unimog completa 60 anos e vira brinquedo

Lego cria miniatura do caminhão fabricado desde 1951.
Brinquedo é formado por 2.048 peças.


Em comemoração aos 60 anos do Mercedes-Benz Unimog, a fabricante de brinquedos Lego criou, a pedido da própria montadora alemã, uma versão miniatura (escala 1/12,5) do caminhão produzido desde 1951 na fábrica de Wörth, na Alemanha. O kit do modelo é composto por 2.048 peças e custará em torno de 190 euros (US$ 275).



O brinquedo traz algumas das principais funções do verdadeiro Unimog, como sistema de transmissão elétrica, guincho e também grua. A miniatura do caminhão deverá chegar às lojas do mercado europeu em agosto.

Do G1.

Volkswagen revela imagens do Golf R Cabriolet concept

Modelo traz motor 2.0 turbo de 270 cv de potência e 35,6 mkgf de torque.
Conversível vai de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.




A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (2) as primeiras imagens do Golf R Cabriolet concept. O modelo equipado com motor 2.0 TFSI (turbo) de 270 cavalos e 35,6 mkgf de torque vai de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

Esteticamente, o Golf R Cabriolet, assim como sua versão R cupê, é 25 mm mais baixo que o Golf ‘comum’. As rodas são de liga leve de 19 polegadas (pneus de perfil fino), os discos de freio (nas quatro rodas) têm 17 polegadas de diâmetro e o escapamento tem saída dupla centralizada. Destaque para o discreto 'R' estampado na grade frontal e na tampa do porta-malas.

Do G1.