Magazine Luiza Recife

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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Garagem de R$ 5 milhões é destruída pela chuva em Cingapura

Reúna todos os carros do seu sonho, superesportivos, utilitários e até sedãs de luxo. Mas coloque esta coleção em uma garagem devastada pelas chuvas e veja tudo isso ir por água abaixo. É o que aconteceu em Cingapura na noite do último domingo (5), na região luxuosa de Orchard Road. Uma terrível tempestade atacou o país, de acordo com o jornal local The New Paper, e devastou uma garagem com carros de luxo.

As imagens publicadas no periódico são de cortar o coração de qualquer entusiasta e mostram carros avaliados em cerca de R$ 5 milhões em meio a enchente no estacionamento do complexo St. Reges. No destaque aparecem a novíssima Ferrari 458 Italia, recém lançada no Brasil por R$ 1,6 milhão e um Lamborghini Gallardo oferecido pelo mesmo preço. Além disso, estão por lá um sedã Bentley Continental Flying Spur de R$ 1,035 milhão e um Aston Martin Vantage de R$ 670 mil.

Quer algo mais “simples”? Foram destruídos também na enchente um Audi TT (R$ 220 mil) e uma BMW X5 (R$ 300 mil). Isso sem contar os inúmeros importados menos luxuosos dispostos na garagem. O local onde aconteceu o acidente é um complexo com mais 4 mil metros quadrados, onde existem hotel e apartamento residenciais. A dor de cabeça dos proprietários será grande, mas com certeza não será maior do que a da seguradora.


Revista Auto Esporte

quinta-feira, 2 de junho de 2011

GM terá mini Captiva para brigar com EcoSport

Novo utilitário esportivo chega em 2013 ao mercado brasileiro; Veja imagens



Faz tempo que a GM procura um rival para o EcoSport. Lembra do Prisma Y, mostrado no Salão do Automóvel de 2006? Ele tinha tudo para vingar, mas ficou pelo caminho por conta da plataforma desatualizada da dupla Celta/Prisma. Dois anos depois foi a vez do GPiX, que antecipava as linhas do Agile e mostrava que dali surgiria o terceiro membro da família Viva – além do hatch e da Montana. Pois o projeto também naufragou, não por acaso oriundo da mesma base Celta/Prisma. Já no Salão de 2010, a marca se limitou a exibir a versão CrossSport do Agile, com suspensão elevada e pneus de uso misto. Seria o fim do sonho de ter um jipinho legítimo? Nada disso. A resposta à nova geração do EcoSport, que a Ford venderá globalmente, também virá com um modelo mundial.

Trata-se de um utilitário compacto desenvolvido sobre a plataforma do Aveo/Sonic, que já roda em testes na Europa e chega às lojas de lá em 2012. Certo, nós já falamos desse carro mês passado aqui nesta mesma seção, mas até então nada dava conta de sua vinda ao Brasil. Isso até que um informante nos deu a letra: além das carrocerias de Cruze, Cruze hatch e do Cobalt (GSV), a fábrica de São Caetano do Sul (SP) já abriga o monobloco do utilitário compacto. Bingo!


Além da vinda do próprio Sonic, prevista para 2012, o hatch pode ser aproveitado para testar componentes mecânicos do jipinho

Isso pode explicar a existência de alguns Sonic hatch rodando nas redondezas do Campo de Provas da marca em Indaiatuba (SP), como mostramos na edição de março. Além da vinda do próprio Sonic, prevista para 2012, o hatch pode ser aproveitado para testar componentes mecânicos do jipinho. Outra fonte ligada à montadora indica a chegada do modelo, mas diz que ainda demora. “É coisa para 2013, depois da renovação da linha”. Faz sentido: primeiro a GM atualiza seus modelos nos segmentos onde já atua para depois entrar em categorias inéditas para a marca.

Outra confirmação de que a linha Aveo/Sonic está a caminho do Brasil veio do próprio CEO mundial da GM, Dan Akerson. De acordo com o site IG Carros, Akerson revelou que “consumidores dos EUA, Brasil e Rússia estão, ou estarão, comprando os mesmos Spark, Aveo e Cruze que os clientes europeus” durante seu discurso no Salão de Genebra. Sabe-se que, exceto o Cruze, alguns modelos não serão exatamente como no exterior (nosso Ônix terá pouco de Spark) e não virão em todas as versões (o Cobalt aqui fará o papel do Sonic Sedan para eles), mas podemos esperar ao menos o jipinho.

Tratado na Europa como Mini Captiva, por conta do visual inspirado no irmão maior, o modelo está sendo desenvolvido pelo centro de engenharia da Chevrolet na Coreia do Sul. Haverá versões de tração dianteira e integral, mas apenas os 4x2 estão previstos para o Brasil. O motor mais cotado para o modelo em nosso mercado é o 1.8 16V Ecotec do Cruze, um meio termo entre os 1.6 Sigma e 2.0 Duratec que serão usados no futuro EcoSport. A briga promete!



Daniel Messeder e Ricardo Sant'Anna // Projeções: João Kleber Amaral

Mês de maio bate recorde de vendas no ano

VW Gol manteve a liderança entre os modelos mais vendidos

O mês de maio bateu recorde em vendas de automóveis e comerciais leves e registrou 330.534 unidades emplacadas, com um crescimento de 10,12% em relação a abril e 8,25% no acumulado se comparado ao mesmo período em 2010.

Da mesma forma que em abril, o VW Gol permaneceu como o modelo mais vendido, com 26.981 unidades emplacadas ante 24.264 do Fiat Uno. O Celta e o Corsa Sedan, ambos da GM, aparecem na terceira e quarta colocação, respectivamente.

No acumulado anual, o Gol já emplacou 117.825 unidades, enquanto que a Fiat vendeu 107.963 Unos. Em comerciais leves, a Strada detém a liderança com 48.139 modelos vendidos em 2011, seguida pela Saveiro, que teve 29.088 veículos comercializados.

Dentre as montadoras, a Fiat manteve a liderança e fechou o mês com 22,86% de share do mercado. A VW vem em segundo, com 22,01%, seguida pela GM (20,19%), Ford (8,91%) e Renault (5,56%). No entanto, no acumulado a marca alemã aparece em primeiro, com 22,44%, seguida bem de perto pela Fiat, que detém 22,43% do mercado.

O JAC J3, novidade no mercado, melhorou em número de vendas em relação a abril. Foram 1.927 modelos hatch vendidos em maio contra 1.316 em abril. Já o sedã Turin teve 1.112 vendas ante 776 no mês passado.

Por Bruno Roberti

Ford confirma desenvolvimento de novo motor 1.0

Propulsor pertence à família EcoBoost e será apresentado em Frankfurt.
Montadora quer equipar 90% de modelos nos EUA com motor turbo.

A Ford confirmou que irá oferecer motorizações turbo EcoBoost em 90% de seus veículos nos Estados Unidos em 2013. Assim, ela também confirma que desenvolve a versão mais compacta do propulsor, o EcoBoost 1.0 de três cilindros. Segundo a empresa, mais detalhes do projeto serão revelados no Salão de Frankfurt, em setembro.

O primeiro da nova família de motores foi o 3.5 V6, encontrado nos modelos Taurus, Flex e F-150, bem como nos Lincoln MKS e MKT. Já os modelos Edge e Explorer receberão o EcoBoost 2.0 em breve.




De acordo com a Ford, o EcoBoost 1.0 atenderá modelos globais da marca. De acordo com o vice-presidente global da Ford para Powertrain, Joe Bakaj, afirmou em nota que o propulsor 1.0 fornecerá energia semelhante ao 1.6 aspirado naturalmente de quatro cilindros utilizado atualmente. A vantagem está na melhora da economia de combustível.

A Ford também revelou que trabalha em uma nova transmissão automática de oito velocidades, que está sendo concebido pelo centro de engenharia nos Estados Unidos. Segundo ela, o sistema irá oferecer trocas de marchas mais suaves e respostas mais rápidas.

Do G1.

Mercedes-Benz Unimog completa 60 anos e vira brinquedo

Lego cria miniatura do caminhão fabricado desde 1951.
Brinquedo é formado por 2.048 peças.


Em comemoração aos 60 anos do Mercedes-Benz Unimog, a fabricante de brinquedos Lego criou, a pedido da própria montadora alemã, uma versão miniatura (escala 1/12,5) do caminhão produzido desde 1951 na fábrica de Wörth, na Alemanha. O kit do modelo é composto por 2.048 peças e custará em torno de 190 euros (US$ 275).



O brinquedo traz algumas das principais funções do verdadeiro Unimog, como sistema de transmissão elétrica, guincho e também grua. A miniatura do caminhão deverá chegar às lojas do mercado europeu em agosto.

Do G1.

Volkswagen revela imagens do Golf R Cabriolet concept

Modelo traz motor 2.0 turbo de 270 cv de potência e 35,6 mkgf de torque.
Conversível vai de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.




A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (2) as primeiras imagens do Golf R Cabriolet concept. O modelo equipado com motor 2.0 TFSI (turbo) de 270 cavalos e 35,6 mkgf de torque vai de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

Esteticamente, o Golf R Cabriolet, assim como sua versão R cupê, é 25 mm mais baixo que o Golf ‘comum’. As rodas são de liga leve de 19 polegadas (pneus de perfil fino), os discos de freio (nas quatro rodas) têm 17 polegadas de diâmetro e o escapamento tem saída dupla centralizada. Destaque para o discreto 'R' estampado na grade frontal e na tampa do porta-malas.

Do G1.

Kia Cerato Koup chega ao Brasil por R$ 79,9 mil

Modelo traz motor 2.0 16V de 156 cavalos de potência.
Vendas começam nesta semana.

A Kia anunciou nesta quarta-feira (1) o início das vendas do Cerato Koup, versão cupê do sedã Cerato. O modelo chega com preço sugerido de R$ 79,9 mil e vem equipado com motor 2.0 16V de 156 cavalos e transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais. O objetivo é vender 50 unidades por mês.

O Cerato Koup entrega de série direção hidráulica, ar-condicionado automático, revestimento dos bancos em couro, teto solar, computador de bordo, controlador de velocidade, rádio CD player com MP3 (conexão para iPod e entrada USB), airbags frontais e laterais, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), faróis de neblina e controle de estabilidade.


De acordo com José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, o objetivo do Cerato Koup não é aumentar o volume de vendas, mas mostrar que a marca pode desenvolver veículos com design arrojado e tecnologia.

Do G1.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Ford passa a oferecer Fusion V6 com tração dianteira por R$ 94.360

Modelo é R$ 9.000 mais em conta que a versão V6 com tração integral.
Motor 3.0 V6 entrega 243 cavalos de potência e 30,4 mkgf de torque.

Em busca de maior competitividade no mercado brasileiro, a Ford passa a comercializar no país o Fusion V6 com tração dianteira (FWD). Com três anos de garantia, o sedã parte de R$ 94.360, R$ 9.000 mais em conta que a opção com tração integral (AWD). O sedã também é oferecido na configuração 2.5 e Hybrid (híbrida).



Equipado com motor 3.0 de seis cilindros, o Ford Fusion com tração dianteira desenvolve 243 cavalos de potência e 30,4 mkgf de torque. A transmissão é automática (SelectShift) de seis velocidades que permite a troca das marchas por meio de botões localizados na manopla.

Fusion V6 FWD traz bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital, sistema multimídia Sync Media System (conectividade Bluetooth, USB e iPod), ajuste elétrico dos bancos dianteiros, seis airbags, tela de seis polegadas sensível ao toque e comando de voz para áudio, ar-condicionado e telefone.

Em relação à versão com tração integral, a FWD não tem sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado (Blis), câmera de ré e sensor de chuva. Teto solar elétrico também não é opcional, como na opção AWD.

Do G1.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cruze é o principal modelo global da marca da General Motors.

O centenário da marca Chevrolet será mais do que comemorado pela General Motors. A companhia vive momento positivo de pós-crise, com as contas em dia e as vendas em alta. E o símbolo dessa nova fase chama-se Chevrolet Cruze. O carro global da marca já teve 219 mil unidades emplacadas em todo o mundo em quatro meses de vendas.

"É um sucesso que há muito tempo não vemos", afirma o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz. A maior parte das vendas do modelo se concentra nos Estados Unidos e na China, mas a Chevrolet também aposta no Brasil, que receberá o carro entre agosto e setembro. Porém, apesar da estreia próxima, quem estará antes no país será o elétrico Volt.

O carro poderá ser visto pelo público a partir de 18 de junho, durante o evento Skol Sensation, em São Paulo. A ação visa reforçar a imagem da marca, já que o carro está longe de ser vendido no país.




De acordo com o diretor de marketing da General Motors do Brasil, Gustavo Colossi, o carro vai circular por todo o país, para promover a capacidade tecnológica da fabricante. Colossi diz ser muito difícil lançar o modelo no mercado nacional, por causa do alto custo.

"Ainda é uma tecnologia muito cara e o governo brasileiro não dá incentivos. Como não é um carro de luxo, o preço final não compensaria", ressalta. Segundo ele, o público no Brasil mais interessado pelo carro seriam empresas com foco na promoção do conceito de sustentabilidade. "As próprias companhias energéticas mostram grande interesse."

Por isso, a grande estrela no Brasil no centenário da Chevrolet, comemorado em 3 de novembro, será o Cruze. Ele tem como proposta ser um carro diferenciado no mercado brasileiro, pronto para substituir o Vectra sedã e o hatch GT ou até mesmo o Astra. "Vai depender da reação do mercado", pondera Marcos Munhoz.

O Brasil é o segundo país em importância para Chevrolet, atrás somente dos Estados Unidos. Em 2010, foram vendidas 657 mil unidades no país. Para este ano, a expectativa é crescer entre 4% e 5%, para 690 mil unidades. "No fim do ano passado nossa previsão chegava a 6%, mas os números de maio mostram uma acomodação do mercado", observa Munhoz.

Segundo o executivo, a China deverá ultrapassar o Brasil em vendas para a Chevrolet no ano que vem. Mesmo assim, o mercado brasileiro continuará sendo um dos três pilares que sustentam a marca. México e Argentina são o quarto e o quinto mais importantes, respectivamente.




A Chevrolet está presente em 138 países – com a mudança na Coreia do Sul, antes sob a marca Daewoo. O forte investimento em plataformas globais veio com a crise, para reduzir custos, mas sem deixar de atender a gostos específicos de cada mercado. "As plataformas globais vieram como necessidade após a crise que começou em 2008 e estão dando certo", diz Munhoz.

Para o Brasil, Gustavo Colossi afirma que a tendência para os próximos anos é de maior demanda por segurança, design e sistemas integrados. Já os novos motores estarão cada vez menores, mas com tecnologia turbo, o que garante mais potência.

Conforto é outro quesito que ganhará mais peso, especialmente nos mercados emergentes. Ar-condicionado de série é um dos itens que compõem a lista. "No mercado emergente, existem atributos que marcarão diferença, como conforto", destaca Colossi.

Tecnologia e automobilismo
Para atingir um produto que satisfaça o consumidor sem distorção de preço ou queda da qualidade, a GM do Brasil optou por expandir a gama de produtos o máximo possível. "Essa é a saída adotada pela GM, mas também pela Ford e pela Volkswagen. O perfil do mercado brasileiro mudou, está muito mais diversificado", analisa Munhoz, ao se referir aos lançamento previstos até 2013, para renovação do portfólio da montadora.

Enquanto a Chevrolet no Brasil se concentra no Cruze e nos modelos compactos do projeto Ônix que estão por vir, entre outros, na China a marca também aposta no Cruze e no Sail, o Classic deles. Porém, em mercados maduros como o norte-americano, a briga é por tecnologia. Por isso, os investimentos em competições como a Fórmula Indy são tão altos. O vice-presidente da GM nos Estados Unidos para veículos de alta performance, Jim Campbell, destaca que tecnologias que das pistas foram para o consumidor final, como a injeção direta de combustível e a turbo, mostram que a fórmula encontrada por Louis Chevrolet continua a funcionar, mesmo 100 anos depois.

Do G1.

Gigantes modernos são exagerados e extremamente confortáveis



Do G1.