Magazine Luiza Recife

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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Modificação no carro requer autorização do Detran; veja regras


Fusca foi completamente modificado em SP (Foto: Denyson Barone/Arquivo Pessoal)



Alteração de cor e mudança na suspensão, rodas e pneus precisam de aval.
Multa prevista para quem infringe regra é de R$ 127,69.

Deixar o veículo arrojado como os do filme ‘Velozes & furiosos’, cuja nova sequencia acaba de estrear no Brasil, e bancar Toretto (personagem de Vin Diesel) ou Brian O’Connor (Paul Walker) requer cuidados com a lei. Antes de rebaixar ou "turbinar" o automóvel, é preciso seguir as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o que pode e o que não pode ser modificado. Segundo o Código Nacional de Trânsito, rodar em veículos alterados sem a documentação necessária acarreta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



Gol 1984 vai ganhar outra suspensão e motor de
Golf (Foto: Mauro da Silva Júnior/Arquivo Pessoal)

Mauro da Silva Júnior, de São Bernardo do Campo (SP), mudou bastante o seu Volkswagen Gol 1991. “Rebaixei, coloquei turbo no motor e até alarguei os para-lamas para colocar rodas maiores”, admite Júnior, que gastou cerca de R$ 30 mil para modificar o veículo, mas não pediu autorização prévia ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Levei umas seis ou sete multas por causa das alterações ilegais.”


Gol 1984 vai ganhar outra suspensão e motor de
Golf (Foto: Mauro da Silva Júnior/Arquivo Pessoal)Agora ele promete fazer tudo conforme a lei. “Estou transformando um Gol 1984. Desta vez vou seguir as normas para não sofrer mais”, diz o administrador de 29 anos, que pretende modificar a suspensão, adotar bancos esportivos e acoplar um motor 2.0 de Golf . “Turbinado, claro!”

'Locomotion' legalizado
O empresário Denyson Barone, de 51 anos, modificou quase tudo no Volkswagen Fusca 1976 que ele chama de Locomotion. Do original, sobrou apenas o chassi central.

Ele diz que seguiu à risca todas as normas estabelecidas para não sofrer com a fiscalização -mesmo assim, é parado pela polícia. "Sou parado direto por policiais, principalmente nas estradas. Como estou com os documentos ok, não sou multado. Mas os policiais então acabam perguntando sobre o carro”, conta o morador de Santo André, também no ABC paulista.

O Fusca de Denyson teve alterados os pneus, para-lamas e carenagem, trocada por uma de fibra de carbono. Já o motor é o de uma de Kombi, ligeiramente revigorado para gerar mais potência. “É um carro extremamente seguro. Todos os reforços são tubulares, inclusive com ‘santantônio’ (estrutura que protege os passageiros em caso de capotagem)”, revela o empresário.

Primeiro passo é pedir autorização
Antes de levar o veículo à mecânica e fazer qualquer modificação, o proprietário deve seguir um cronograma. O primeiro passo é ir até o Detran local e solicitar uma espécie de autorização para as alterações a serem feitas. Todos os documentos do carro e do proprietário serão exigidos.

“Por falta de informação, muitos têm o carro reprovado no Detran por terem feito as modificações antes de fazer essa solicitação”, explica o advogado Marcelo José Araújo, presidente da comissão de direito de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná.

Recentemente, em Santa Catarina, um Fusca 1978 transformado em "baja" teve negado o licenciamento por falta de prévia autorização para que as mudanças fossem feitas. O caso foi parar na Justiça, que manteve a decisão do órgão de trânsito de não licenciar o veículo. De acordo com o advogado do proprietário, Adilson Bauer, os recursos cabíveis se esgotaram e agora eles em buscam uma outra solução para o caso.

Quando a modificação é autorizada, o passo seguinte é escolher um mecânico de confiança para fazer a modificação, pois, dependendo da forma com que for feito o serviço, o veículo pode ficar perigoso de se dirigir.

“Já vi cada coisa por ai. Tem gente que para rebaixar a suspensão simplesmente corta as molas. Ou elevam a potência do motor a faixas altíssimas com a utilização incorreta de turbos”, alerta Ricardo Boch, professor do curso de engenharia mecânica do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia de Medeiros (FEI).



Mudança consta no documento
Após a realização das modificações, o proprietário deve seguir para uma das oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), onde o veículo passará por um processo de validação. A lista das oficinas está no site do instituto.

Se aprovado, a última etapa é voltar ao Detran para a obtenção do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).


Do G1, São Paulo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Depois do Boxter, Porsche lança Black Edition do Cayman S

Além da pintura, superesportivo ganha mais potência no motor.
Velocidade chega a 279 km/h com câmbio manual.


A Porsche lançará em junho, na Europa, o Cayman S Black Edition. Uma edição semelhante do Boxter e outra do 911 já foram apresentadas. A do Cayman será limitada a 500 unidades. Trata-se de uma mudança além da estética: o esportivo preto será equipado com motor 3.4 litros seis cilindros com 10 cavalos a mais, totalizando 330 cv. Com isso, atinge a velocidade máxima de 279 km/h com câmbio manual e 277 km/h com o câmbio PDK, exclusivo da Porsche. São 2 km/h a mais em relação à edição regular.



A aceleração de 0 a 100 km/h também ficou mais rápida: 5.1 segundos com a transmissão manual e 5s com a PDK. Com a ativação do dispositivo Launch Control, que faz parte de um pacote opcional, po Cayman chega aos 100 km/h em 4.8s.

A edição especial será vendida na Alemanha a partir de 67.807 euros (o equivalente a R$ 157.180, na cotação desta sexta-feira), incluindo impostos.




Do G1, São Paulo.

Jaguar confirma a produção em série do híbrido C-X75

Superesportivo de linhas elegantes emite menos de 99g/km de CO2.
Modelo foi desenvolvido em parceria com a equipe Williams de Formula 1.



A Jaguar confirmou nesta sexta-feira (6) que o protótipo C-X75 será produzido em série como superesportivo híbrido. De acordo com a marca de luxo, o elegante C-X75 terá índices similares de desempenho dos esportivos de série mais potentes do mercado, com a mais alta tecnologia e os mais baixos índices de consumo de combustível.

A Jaguar afirma que o superesportivo emite menos de 99g/km de CO2 e, ao mesmo tempo, alcança uma velocidade máxima superior a 200 milhas por hora (322 km/h). “O C-X75 teve uma aceitação espetacular como protótipo. Analisando estas boas-vindas, vemos muito clara a oportunidade de seguir em frente com um modelo de série”, afirmou em nota o diretor da Jaguar, Adrian Hallmark.

O superesportivo de alto rendimento híbrido mantém o conceito de design do modelo que se apresentou no Salão do Automóvel de Paris de 2010. “Sempre pensamos que o Jaguar C-X75 deveria ser tão espetacular nas estradas quanto sua versão conceito", disse o diretor de design da Jaguar, Ian Callum. “Este deve ser o Jaguar mais atraente e inovador já produzido, inclusive no mundo dos superesportivos.”

O Jaguar C-X75 será desenvolvido em parceria com a equipe Williams F1, que colocará seus conhecimentos e experiências em áreas como a aerodinâmica, os compostos de carbono, bem como as tecnologias híbridas.

A produção do Jaguar C-X75 criará mais de 100 postos de trabalho qualificados no Reino Unido.


Jaguar C-X75 tem produção limitada em 250 unidades (Foto: Divulgação)

Motores

O chassi desse modelo é feito em fibra de carbono, criando uma estrutura muito leve e extremadamente rígida. Segundo a Jaguar, o maior desafio para que ele fosse convertido de protótipo a um veiculo de série estava na escolha do propulsor. A fabricante continua o desenvolvimento da tecnologia com micro-turbinas que se apresentou no protótipo original do C-X75.

A Tata, que pertence ao mesmo grupo, participou significativamente na companhia da Bladon Jets no desenvolvimento da tecnologia, que utilizará um motor de combustão interna com um potente motor elétrico em cada eixo.

De acordo com a Jaguar, o tamanho compacto do motor permite alojá-lo em uma situação baixa, para uma distribuição otimizada do peso e para manter a estilizada silhueta do protótipo. Isto permite ao Jaguar C-X75 ser um superesportivo capaz de circular em silêncio durante 50 quilômetros.

Quando funcionam em conjunto os motores de combustão e os elétricos, o C-X75 é um dos automóveis de produção em série mais rápidos do mundo, ao levar menos de 3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

Produção limitada

Apenas 250 unidades do modelo serão produzidas. O preço do híbrido deve ficar entre £700 mil (R$ 1.857.660) e £900 mil (R$ 2.388.420), dependendo do mercado.

“Nunca antes a companhia havia lançado um programa tão ambicioso”, comentou o CEO da Tata Motors, Carl-Peter Forster. “Este é o Jaguar do futuro. Uma oportunidade para inovar como esta, no Reino Unido, é parte das razões pelas quais a Tata Motors decidiu investir na Jaguar, e é magnífico que produtos como o C-X75 se tornem realidade.”

Desde hoje a Jaguar aceitará pedidos via seu website www.jaguar.com ou por meio de um call center exclusivo do C-X75 no número 800 015 8605, no Reino Unido, e +44 800 015 8605 para quem está fora do Reino Unido.


Do G1, São Paulo.

Carro da Dodge dá dose de realidade a 'Velozes & Furiosos 5'

‘É o primeiro em que os carros podem ser comprados’, diz Vin Diesel.
Confira os modelos que se destacam na trama gravada no Rio de Janeiro.

O filme "Velozes & furiosos 5: operação Rio" estreia nas salas de cinema do circuito nacional nesta sexta-feira (6). Com a cidade do Rio de Janeiro de cenário, o longa tem como estrela principal — além dos atores Paul Walker, Vin Diesel e Jordana Brewster — o Dodge Charger Vault SRT8.

Como o grupo Chrysler patrocina o filme, os carros da marca Dodge tiveram maior destaque na quinta parte da série. Bom para Vin Diesel, que ganhou de presente o potente modelo da marca.

“Este é o primeiro filme em que dirigimos carros que podem ser realmente comprados pelo público. Isso é ótimo, porque só nos aproxima dos fãs”, disse o ator durante a pré-estreia do filme no Rio, no fim de abril. Aliás, a Chrysler promete vender o Dodge Charger no Brasil.




Dodge Charger Vault SRT8 como visto no filme (Foto: Divulgação/Universal Pictures )

O Dodge Charger SRT8 é o carro que concorre nos Estados Unidos com o Chevrolet Camaro SS e o Ford Mustang Shelby GT500. O modelo que se encontra nas lojas é equipado com motor V8 6.4 Hemi de 470 cavalos de potência máxima. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e custa US$ 44.875 no mercado norte-americano. Obviamente, no filme, o carro terá um motor que não existe – ainda mais potente-, graças à arte de tuning, e cores chamativas, que ressaltam as rodas de aro 20.



O outro Dodge Charger do filme, de 1970 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)


Dodge Charger Police(Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Outro Charger de destaque é um pouco mais antigo. É a versão de 1970 do modelo, que já apareceu no primeiro filme. É o carro que o personagem Toretto (Vin Diesel) preparou na garagem de casa com um propulsor V8 Mopar de 300 cv e kit nitro, para aumentar a potência.

Também é um Dodge Charger a viatura da polícia no filme. Detalhe: é o carro da polícia brasileira no longa. Na ficção, os policiais aqui usam o mesmo carro da polícia dos Estados Unidos e do México.

Mas não é só de Dodge que se faz o filme. Aliás, entre os preferidos dos atores está o Porsche GT3 RS 2002. O modelo foi preparado em azul com rodas de 18 polegadas. Ele é equipado com motor 3.4 de seis cilindros. “Meu carro favorito de todos os que dirigi na franquia é o Porsche GT3, que está no novo filme. É um carro que te leva a uma outra atmosfera”, destacou o ator Paul Walker, que interpreta Brian O’Connor.


Porsche GT3 RS 2002 é o preferido do ator Paul Walker (Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Walker é fissurado em carros e virou uma espécie de consultor no set de filmagem. “É muito bom ter um ator como Paul Walker no set de ‘Velozes’. Ele é um ‘expert’ em carros e sempre nos dá dicas e opiniões sobre a cena, para que tudo seja o mais perto possível da realidade”, elogia o diretor Justin Lin.


Chevrolet Corvette Grand Sport 1966 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Para quem gosta de raridades, o longa reserva a aparição de dois Corvette Grand Sport 1966. Na verdade, elas são réplicas bem chamativas do modelo. A versão original é equipada com câmbio manual de quatro marchas e motor V8 7.0 Big Block de 435 cv.


Nissan Skyline GTR 1972 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Outros destaques são um Nissan Skyline GTR 1972, outro Nissan 370Z 2009 e um Ford GT40 1966. Esse último foi criado para enfrentar a Ferrari na tradicional competição francesa Le Mans.


Ford GT40 1966 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)


Gurkha LAPV (Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Para fechar a lista dos principais veículos do filme, está o Gurkha LAPV. O blindado norte-americano – digno de deixar o Capitão Nascimento de "Tropa de elite" impressionado — tem propulsor V8 6.7, acoplado a um câmbio automático de cinco marchas. O destaque do modelo é que sua estrutura é toda montada sobre uma picape Ford F550.

Com tantas máquinas e roncos de motores enchendo a trama de emoção, Paul Walker concorda que a responsabilidade é enorme para manter a credibilidade do filme e não decepcionar fãs de carros.“Temos muito respeito por aqueles espectadores que vão ao cinema ver esses carros lindos em ação. Como ator, tento fazer o meu melhor para que minha atuação esteja à altura da performance desses carros”, revela Walker sobre o desafio profissional diante dos “gigantes” que fazem parte da história da indústria automobilística mundial.

Do G1, no Rio
* Colaborou Carla Meneghini,

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mercedes-Benz Classe G ganha edição especial



Final Edition traz para-lama, para-choque e outros itens da AMG.
Jipe também pode ser equipado com kit Edition Select.


Próximo da aposentadoria, o Mercedes-Benz Classe G acaba de ganhar edição especial BA3 Final Edition, disponível apenas na configuração duas portas das versões G 350 (motor 3.0 V6 turbodiesel de 211 cv) e G 500 (5.5 V8 a gasolina de 388 cv) – ambas equipadas com transmissão automática de sete velocidades 7G-Tronic.

O principal diferencial da Final Edition está no visual. Para-lama, para-choque, estribo lateral e grade frontal do radiador têm assinatura da AMG – divisão esportiva da marca alemã. As rodas de liga leve de 18 polegadas, por sua vez, oferecem desenho exclusivo e pneus 265/60. Para acompanhar o estilo levemente “apimentado”, o Classe G especial traz escapamento esportivo.

O interior segue o requinte característico da Mercedes. Bancos e painel das portas são revestidos em couro preto. Destaque para os apliques de madeira.

O Classe G BA3 Final Edition não será comercializado no Brasil, ficando restrito ao mercado europeu. A versão G 350 custará 90.511 euros (US$ 131.446, na cotação desta quinta-feira), enquanto a G 500 partirá de 100.685 euros (US$ 146.215).

Edition Select
O jipão da Mercedes-Benz também pode ser equipado com o novo kit Edition Select (6.735 euros – US$ 9.784). Oferecido apenas para as configurações de quatro portas, ele traz dois tons de cor por dentro e por fora do veículo, além de rodas AMG aro 18. Internamente o revestimento dos bancos em couro e os detalhes em madeira ganham a companhia de pelas em aço inoxidável. Destaque para o sistema de som Harman Kardon Logic7.

Do G1, São Paulo.
Auto-Esporte

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quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gatas // Velozes e deliciosas



A semana passada, São Paulo recebeu a quarta etapa da temporada de 2011 da Fórmula Indy. A prova, que aconteceu no circuito do Anhembi e passa por algumas ruas da zona norte da cidade, tem como favorito o escocês Dario Franchitti, atual campeão. O norte-americano Will Power foi o vencedor do ano passado.

Lindas mulheres também correm na Indy. Bia Figueiredo, que no ano passado terminou em 13º lugar, é a representante nacional. Além de Bia, a norte-americana Danica Patrick e a suíça Simona de Silvestro completam o trio de velozes e gostosas.

Então, perguntamos: para qual dessas “pilotas” você entregaria o seu carro para uma rolê?


Por: Marcelo Wysocki

Primeiras impressões: Audi A7 Sportback






Design jovial e motor 3.0 são trunfos para ganhar a concorrêcia.
Sedã em forma de cupê é prejudicado pelos reflexos no para-brisa.



Sedã em forma de cupê. Essa foi a solução encontrada pelas marcas premium para deixar mais esportivos os modelo sedãs sem que eles perdessem a luxuosidade. Para a Audi, a combinação dos dois conceitos é o novo A7 Sportback, que completa a gama da marca alemã ao ficar posicionado entre os modelos A6 e A8.

A novidade custa a partir de R$ 323,9 mil e tem como opcional o pacote Advance (R$ 20 mil), com itens de segurança complementares como visão noturna e piloto automático adaptativo, sistema de som Bose (R$ 8 mil) e sistema de som Bang&Olufsen (R$ 36 mil).

A nova proposta em design para atrair ao segmento de sedãs pessoas mais jovens — ou pessoas que queiram se sentir mais jovens — é o grande destaque do modelo. A começar pela grade frontal hexagonal, que adota a nova assinatura da Audi, já vista nos modelos A1, Q3 e A3 Concept. Outros pontos de destaque nas linhas são os retrovisores esportivos que saem das portas, os faróis com LED em todas as funções e vincos laterais que vão da parte dianteira à traseira do carro. Apenas a traseira destoa e passa despercebida pela falta de charme.



Priscila Dal Poggetto
Do G1, em São Paulo e em Mairiporã

Nissan vence concorrência e fornecerá táxis para Nova York



Monovolume NV200 substituirá os 16 modelos atuais.
Contrato de dez anos tem valor superior a US$ 1 bilhão.


A Nissan fechou nesta terça-feira (3) contrato com a prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, para fornecer a próxima geração de táxis da cidade. O acordo tem duração de dez anos, com início previsto para 2013, e o valor estimado da negociação é superior a US$ 1 bilhão.

A montadora de origem japonesa venceu as concorrentes Ford e Karsan Otomotiv, da Turquia, oferecendo o minivan NV200. Serão substituídos 16 modelos de nove fabricantes diferentes, que totalizam mais de 13 mil veículos.

“A Nissan se orgulha de oferecer a próxima geração de táxis para “, disse Carlos Tavares, presidente da Nissan para as Américas. “O táxi Nissan NV200 nos dará a oportunidade de mostrar nossa dedicação à qualidade do veículo e de mobilidade urbana, com mais de 600 mil passageiros por dia”, completou.

Além do espaço interno, o Nissan oferece teto transparente para os passageiros aproveitarem a vista. O NV200 é fabricado na cidade de Cuernavaca, no México, mas as adaptações para se transformar em táxi serão feitas nos Estados Unidos.

Além dos modelos NV200, a Nissan, como parte do acordo, disponibilizará seis unidades do elétrico Leaf para serem utilizados também como táxis de maneira experimental.

Por: G1, com agências internacionais

Nos EUA, Honda convoca modelos por problemas no airbag



Cerca de 833 mil veículos foram convocados

A Honda convocou um novo recall nos Estados Unidos para reparar cerca de 833 mil modelos por conta de problemas no airbag.

De acordo com informações da montadora, o módulo responsável por acionar o airbag frontal pode apresentar defeito em veículos produzidos entre 2001 e 2003.

A falha estaria na força com que o airbag pode se desprender em uma colisão. Eles correm o risco de sair com muita força e causar lesões aos ocupantes.

Os veículos abrangidos pelo recall são: Civic e Accord, modelos 2001 e 2002, minivan Odyssey 2002, SUV CR-V, anos 2002 e 2003, além dos modelos Acura TL e CL.

A empresa disse que o sistema de airbag desses modelos foi fornecido pela unidade de Takata, baseada em Torrance, na Califórnia.

“Proprietários de todos os veículos potencialmente afetados estão sendo notificados porque a Honda não foi capaz de determinar quais veículos específicos receberam os módulos”, afirmou a montadora em comunicado.


Por Bruno Roberti // 4Rodas