Magazine Luiza Recife

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sexta-feira, 1 de abril de 2011

Volkswagen apresenta sua nova linha de modelos 2010






A Volkswagen do Brasil está apresentando a sua linha de modelos 2012, que já estará chegando a rede de concessionários a partir de meados do mês de abril. Entre as novidades estão os pacotes de personalização BlackFox e SilverFox, o novo pacote de opcionais I-Trend, que agrega tecnologia e interatividade, e novos itens de série para os modelos básicos.

O pacote opcional I-Trend associa itens visuais e tecnológicos, como volante multifuncional e rádio dotado de interface para iPod com custo bastante atrativo. Na área da segurança, a maioria dos modelos passa a ofertar opcionalmente o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas, o recurso aciona o pisca alerta automaticamente nos momentos de frenagens de emergência.



Confira a seguir o que cada modelo traz de novo na linha 2012:



BlackFox e SilverFox

Pensando principalmente no público mais jovem, a Volkswagen criou dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciadas e dotadas de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica.

O BlackFox e o SilverFox trazem cores exclusivas (preto Magic, perolizado, e prata Sargas) e vêm equipados com rodas de liga leve 15" "SPA" (em cor "Edelstahl" no BlackFox e preto Ninja no SilverFox), revestimentos dos bancos em tecido malharia "Spacer" cinza, coluna B com adesivo preto, volante com design diferenciado, parachoques dianteiro com friso cromado na grade inferior, espelhos de cortesia dos parassóis com iluminação, spoiler traseiro (na cor do veículo no BlackFox e em cor preto Ninja no SilverFox) e maçanetas das portas na cor do veículo.

O interior, com teto e colunas escuros, tem uma atmosfera mais aconchegante e, simultaneamente, esportiva. As duas versões também contam com logotipos de identificação nas portas dianteiras e tampa traseira, manopla da alavanca de câmbio exclusiva, piscas laterais nos retrovisores, faróis duplos com máscara negra, antena no teto, lanternas traseiras com lentes escurecidas e faróis de neblina.

Esses dois modelos exclusivos podem vir equipados com o módulo I-Trend, que acrescenta, entre outros itens, I-System, CD-player com interface para iPod, volante multifuncional, quatro altofalantes e dois tweeters.



Gol 2012


Entre as inovações introduzidas no Gol, destaca-se o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas, opcional, que tem a função de reduzir o risco de colisões traseiras em caso de parada repentina causada por engarrafamentos ou incidentes de trânsito nas ruas e estradas.

Outra novidade é a adoção de novas cores para iluminação do instrumento combinado, sendo vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores. O objetivo foi seguir o novo padrão adotado pela Volkswagen em todo o mundo e que será estendida gradualmente a todos os modelos da marca.

As versões Power e Rallye contam, entre os opcionais, com o revestimento interno em couro sintético Native Vienna, dando um toque de requinte ao compartimento dos passageiros por um preço bastante vantajoso.

Para as versões básicas do Gol, a Volkswagen passa a oferecer o novo pacote opcional I-Trend que, além dos itens presentes no já conhecido Trend (spoiler traseiro, faróis duplos, antena no teto, chave canivete e fiação para som), inclui rodas de aço 15", I-System, CD-player com entrada para iPod, Volante Multifuncional, quatro altofalantes e dois tweeters.

Para as versões superiores do Gol, que já contam de série com todo o conteúdo do pacote Trend, o conjunto de opcionais I-Trend agrega rodas em liga leve com 15", I-System, CD-player com entrada para iPod e volante multifuncional.

Gol G4 2012

O Gol G4 2012 é oferecido nas versões 1.0 TotalFlex e 1.0 TotalFlex Ecomotion. Atendendo a pedidos de inúmeros clientes, o G4 1.0 TotalFlex passa a oferecer suspensão elevada entre os opcionais disponíveis. Este item é importante, sobretudo, para os usuários que utilizam o carro como veículo de trabalho, circulando por estradas de terra ou caminhos mal conservados.

O G4 1.0 TotalFlex também pode receber o módulo Trend, que inclui, entre outros itens, frisos laterais na cor da carroceria, caixas de rodas pintadas de preto e detalhes internos pintados na cor "Shark Silver".

O Gol G4 Ecomotion mantém como principal objetivo a economia de combustível, equipado com motor EA 111 1.0 apresenta uma melhoria no consumo e emissões de CO2 na ordem de 10%, mantendo um excelente desempenho. O modelo passa a contar na linha 2012 com um display digital no painel de instrumentos que indica a marcha correta para aquela condição de uso.

Voyage 2012


O Voyage agora tem como módulo Trend como opcional para o Voyage 1.6. A versão 1.6 Comfortline incorpora novos faróis dianteiros, com máscara em cromo escurecido, bolsa porta revistas nas costas dos bancos dianteiros, adesivo de proteção nas soleiras das portas dianteiras e nova serigrafia e iluminação do instrumento combinado.

O Voyage também pode receber os novos pacotes I-Trend, com o mesmo conteúdo oferecido para o Gol, tanto nas versões básicas como na Comfortline. Além disso, o carro também passa utilizar novas cores para iluminação do instrumento combinado, sendo vermelha nas versões de entrada e em cor branca nas versões superiores. A versão Comfortline também passa a oferecer como opcional o revestimento interno (bancos e portas) em Native Vienna.


Fox e CrossFox 2012


Duas importantes inovações de segurança estão disponíveis para toda a linha Fox 2012, a começar pela oferta do terceiro apoio de cabeça para o banco traseiro, que é item de série para as versões Prime e CrossFox e opcional para as versões 1.0 e 1.6 .

O Fox Prime e o CrossFox também passam a ofertar o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas (opcional no Fox Prime e de série no CrossFox). O CrossFox traz como novidade uma alteração no visual externo, com a adoção da cor cinza Ubatuba em detalhes externos. A nova cor se destaca mais principalmente nos carros de cor prata, onde o acabamento anterior, em tom semelhante ao da carroceria, era menos contrastado.

Todos os modelos do Fox podem vir equipados com os pacotes I-Trend que incluem, para as versões básicas, os itens já constantes do módulo Trend, acrescidos de I-System, CD-player com interface para iPod, volante multifuncional, quatro alto-falantes e dois tweeters. Para o Fox Prime, o pacote I-Trend inclui roda de liga leve com 15".

Golf 2012


A linha Golf mantém suas sete versões, todas agora equipadas de série com freios ABS e airbags frontais. Os modelos básicos passam a contar, como os demais, com I-System.

A versão Sportline teve reforçada sua aparência esportiva, recebendo apliques inferiores em preto fosco no parachoque dianteiro, faróis de neblina com molduras cromadas e saída dupla de escapamento cromada (aparente). Internamente, as modificações incluem novos tecidos dos bancos (couro com tear "Spider" preto), banco traseiro bipartido com três apoios de cabeça e painel de instrumentos com iluminação branca. Foi mantida a versão Black Edition, que agora traz novo tecido nos bancos, em couro com tear "Spider" preto.

A versão Golf GT 2.0 ganhou banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

Saveiro 2012

A picape compacta da Volkswagen recebeu, nas versões 2012, suas primeiras alterações desde o lançamento. O veículo tem novos tecidos no revestimento interno e novo instrumento combinado, também com o novo padrão de iluminação da marca (vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores).

As versões Trooper CS e CE têm novas faixas laterais, lanternas escurecidas, rodas de aço em cor Night Black e preparação para som. Também podem receber opcionalmente as rodas de liga leve escurecidas e assim como a Saveiro Cross, revestimento interno dos bancos e portas em Native Vienna preto.

Parati 2012


A Parati passa a ser ofertada nas versões 1.6 e Surf, ambas equipadas com motor 1,6 litro e câmbio manual de cinco marchas.

A Parati 1.6 passou por alterações no acabamento interno, ressaltando-se o novo tecido dos bancos, em malharia "Mosaico" cinza. O módulo Trend, opcional, inclui detalhes internos pintados na cor "Shark Silver" (molduras dos difusores de ar, gatilhos das portas e painel central) e, exteriormente, caixas de rodas pintadas de preto e lanternas traseiras escurecidas.

A Parati Surf tem como novidades internas nova serigrafia do instrumento combinado, novo tecido dos bancos em tear "Alliou" cinza, nova cor dos aros das saídas de ar do painel e detalhes em cor "Shark Silver".

Color & Trim

Cuidado no design interior pauta os produtos da Volkswagen Materiais e acabamento superiores criam ambiente agradável Para a Volkswagen, o espaço interno de seus automóveis merece sempre uma atenção especial, por ser a área de contato imediato dos usuários com o automóvel e, muitas vezes, um local onde passam várias horas diariamente ao se locomoverem entre a residência e o trabalho ou durante viagens de férias ou finais de semana.

Por isso, todo o novo desenvolvimento começa pela criação de um briefing específico, com as informações do projeto e inspirações. Os estudos para as mudanças introduzidas para o ano-modelo de 2012 foram iniciados 24 meses antes do seu lançamento e incluíram períodos de criação, desenvolvimento, testes, construção das primeiras peças e protótipos.

Para a Saveiro 2012, por exemplo, o tema escolhido foi "Grains", e as inspirações levaram à criação de tecidos ricos em estruturas, relevos e formas que remetem ao universo robusto desse veículo. Aliado ao desenvolvimento criativo, alta tecnologia foi aplicada nos padrões embossados das versões Trend, Trooper e Cross - cada versão recebeu um grafismo exclusivo.

Visando o Golf, o tema foi "Comics", onde as inspirações nos detalhes das histórias em quadrinhos geraram grafismos diferenciados. Para o Sportline, linhas modernas definiram o gráfico da embossagem exclusiva e, para o pacote Comfort, a excelência no toque foi prioridade, aliada ao matelassê da embossagem aplicada.

O acabamento das séries especiais BlackFox e SilverFox nasceu do desejo de dar exclusividade a esses veículos. Com o sucesso da primeira versão, ele foi repensado para 2012. Com interior escurecido (teto e colunas) e nova cor no painel de instrumentos, na região do cockpit, o ambiente interno dos carros passa a ser um universo diferenciado. Nos bancos, o bordado da série e o tecido exclusivo de tecnologia Spacer conferem esportividade aliada à sofisticação. No exterior, os detalhes pintados e a logotipia diferenciam o veículo.


Rádios Interativos Volkswagen

Tecnologia e interatividade



Sistemas de som da linha Volkswagen oferecem diversos tipos de mídia em um só aparelho Os sistemas de som originais da Volkswagen estão entre os mais modernos e versáteis do mercado. Reunindo diversas mídias em um único aparelho, os equipamentos são desenvolvidos pela Engenharia da Volkswagen do Brasil para agradar a clientes de todos os perfis e faixas etárias.

Para os jovens, que têm o hábito de baixar músicas em formato MP3 pela internet para montar suas próprias seleções, a Volkswagen oferece o rádio MP3 Player com Bluetooth integrado e entradas frontais para cartão de memória do tipo SD-Card e para dispositivos USB (como iPods, MP3 Players e pendrives) no lugar do tradicional mecanismo do CD Player. Com capacidade de armazenamento superior a de qualquer CD, os cartões SD, os pendrives e os MP3 Players garantem horas ininterruptas de música, sem repetições – somente um cartão SD com 32 Gb pode atingir cinco mil horas de gravação.

Single Din e Double Din

Para o consumidor que prefere contar com o CD Player, a linha original Volkswagen oferece a opção Single Din, para Gol, Parati e Saveiro, e a Double Din, para as linhas Fox, Golf e Polo. Ambos contam também com entradas frontais para cartão de memória SD-Card e dispositivos USB.

Outro recurso disponível nesses equipamentos é o Bluetooth, que, além de ser uma ferramenta de conversação via celular, que possibilita aos usuários falar ao celular sem tirar as mãos do volante, e também capta os arquivos no formato MP3 armazenados em aparelhos que possuem a mesma tecnologia, sem a necessidade de utilização de cabos.

A linha de CD Players possui vários recursos tecnológicos, como interface para I-Pod, ou seja total controle do I-pod por meio da entrada USB do rádio. O usuário poderá navegar dentro de todas as suas preferências e playlists criados no "I-tunes".

Outro recurso é o "Bluetooth agenda", ele permite que os contatos da agenda armazenados no celular do usuário sejam visualizados no Cluster e no display do rádio. O nome do contato que está chamando será mostrado caso esteja na agenda (caso não estiver na agenda, aparecerá o número).

Todos os veículos Volkswagen equipados com os rádios originais e sensores traseiros de estacionamento possuem a função PDC Mute, quando a marcha a ré é engatada, o rádio automaticamente ativa a função Mute, assim o motorista poderá ouvir o alerta sonoro do sensores traseiros de estacionamento e evitar possíveis danos no veículo. O cliente ainda conta com o Sistema Interativo Volkswagen I-System, que permite visualizar informações sobre o sistema de som no painel de instrumentos, tais como títulos das músicas, artista e número da faixa em reprodução.


Fonte: VW.com.br

Volkswagen produzirá 30 unidades da série especial Gol Vintage



O Gol Vintage, carro-conceito criado pelos designers da Volkswagen do Brasil, agora é uma série especial limitadíssima. Serão produzidas 30 unidades, uma para celebrar cada ano de produção do Gol. Com itens exclusivos, os veículos serão numerados e terão partes da carroceria pintadas à mão.

Todas unidades receberão tratamento especial na pintura, com partes como capô e teto pintados à mão, além de equipamentos de série exclusivos e uma guitarra também de produção limitada. O termo Vintage é referência a produtos de forte tradição e personalidade, com características que transcendem o tempo, como ocorre com o Volkswagen Gol.

A cor predominante da carroceria será o branco, mas capô, teto e tampa traseira são pintados cuidadosamente à mão em preto, reforçando ainda mais a exclusividade do modelo. "Sem dúvida, será a série mais exclusiva que a Volkswagen do Brasil já fez na sua história", afirma Luiz Alberto Veiga, gerente-executivo de design da Volkswagen do Brasil e um dos responsáveis pelo projeto.

O Gol Vintage trará ainda faixas laterais exclusivas com o nome da série, presente também na tampa do porta-malas, além do para-choque traseiro com adesivo preto sob a placa de licença e aros do farol de neblina em branco. As rodas de liga leve aro 16 com 4 furos são brancas e utilizam pneus 205/45 R 16. O motor é o 1.6 Total Flex.

Por dentro, o acabamento também ganhará itens e detalhes diferenciados. Teto, colunas e bancos revestidos de couro serão cinza Antracite. Os bancos contarão com faixas centrais e detalhes perfurados em branco, mesmos acabamento e cor utilizados nos painéis das portas. O volante de couro perfurado nas pegas contará com detalhes bilhantes em branco exclusivos.

Painel de instrumentos, portas, para-sóis, espelho retrovisor interno e alças de segurança serão em cinza Antracite. Os sobretapetes em Antracite trarão detalhes brancos e a iluminação do painel será de LED da mesma cor, com display em vermelho. Os aros do cluster, dos difusores de ar, da alavanca de cambio, gatilhos das portas, esquemas de marcha também serão brancos.

A guitarra Tagima que acompanhará cada unidade foi desenvolvida exclusivamente para a série, assim como o cabo Sparflex que permite a conexão. O instrumento terá sistema de pré-amplificação interno que permite conectá-lo ao sistema de som do carro por meio de uma entrada especial. Maior produtora de instrumentos musicais do País, a empresa fabricará individualmente as 30 unidades do instrumento, que seguirão o mesmo conceito visual do Gol Vintage.

O Gol Vintage foi mostrado pela primeira vez ainda como carro conceito, em abril de 2010, durante o "Gol Fest", evento que comemorou os 30 anos do carro mais vendido do País. O Gol Vintage tem preço sugerido de R$ 52.180,00.


Fonte: VW.com.br

quinta-feira, 31 de março de 2011

Passeando de Chevette Automatico

Para quem não acredita que não existe Chevette olhem um ai

quarta-feira, 30 de março de 2011

Grandes Brasileiros Chevy 500








Chevrolet Chevy 500 DL 1.6/S

A picape derivada do Chevette tinha pouca capacidade de carga, mas tinha tração traseira e ofereceu até câmbio automático


Com dez anos de estrada, o Chevette apresentou sua última variação de carroceria no Brasil. Após o sedã de duas portas, hatch, sedã de quatro portas e da perua Marajó, a Chevrolet desenvolveu uma versão picape do nosso primeiro derivado do Opel Kadett alemão – o segundo já foi batizado por aqui com o nome original.



A Chevy 500 veio competir com a Fiat City, a Ford Pampa e a VW Saveiro no segmento de picapes derivadas de carro de passeio. A plataforma usada era a da Marajó. A tração traseira, que rendia melhor desempenho em terrenos lamacentos, trazia a desvantagem do assoalho elevado, que limitava a capacidade da caçamba. Dos 500 kg de capacidade total, era necessário descontar o peso do motorista e do eventual passageiro para calcular o peso que a caçamba poderia carregar. Por outro lado, a Chevy não negou força em seu teste de estreia em QUATRO RODAS, em novembro de 1983.


“Na estrada não é preciso mudar muito de marchas, mesmo com carga total”, dizia Emílio Camanzi. “Pode-se viajar em quinta quase o tempo todo; só em subidas muito fortes e prolongadas, ou quando um veículo lento atrapalha o fl uxo, é que se deve reduzir a marcha.” Camanzi elogiava o torque (12,3 mkgf) do motor 1.6 a álcool, que tinha 75 cv. Outros elogios iam para o consumo – 8,11 km/l na cidade e 11,54 km/l na estrada só com o motorista a bordo –, para a efi ciência da válvula equalizadora das rodas traseiras nas frenagens e até o estilo foi incensado.


Mas o teste demonstrou também o comportamento irregular da suspensão, descrita como “bem neutra quando se guia normalmente, com uma leve tendência a sair de frente para, em seguida, sair de traseira no limite de aderência, mas suavemente”. O estepe atrás do motorista também limitava o espaço. Na versão SL testada, ripas de madeira na caçamba vinham de série, assim como as lâminas do pára-choque da cor do carro. Câmbio de cinco marchas, rádio, ar quente, vidros verdes, temporizador e lavador elétrico do pára-brisa e ignição eletrônica eram opcionais.


O primeiro comparativo na revista com as quatro picapes derivadas de carros de passeio foi publicado na edição de agosto de 1984. Com o melhor preço, deu City em aceleração e consumo, levando-se em conta que era a única 1.3 em um time de 1.6. Mas a Chevy vinha logo atrás no consumo. É que, afi nal, ela levou menos carga que as outras, todas capazes de encarar 500 kg – de carga – e, no caso, da Pampa, até levar 30 kg extras.



Para compensar os 18,48 segundos para ir a 100 km/h (só pior que a Pampa), a melhor máxima foi a da picape Chevrolet, 143,142 km/h. A evolução da Chevy foi discreta para seu tempo de mercado. Em outro comparativo, de outubro de 1986, a Saveiro se destacou pelo novo motor 1.6 a água, mas a Chevy chamou atenção por itens de conforto opcionais como câmbio automático e ar-condicionado. Novo desenho da dianteira e dos retrovisores e adesivos nas laterais marcaram em 1988 a chegada do motor de 82 cv e 13 mkgf e ajudaram a pontuar a liderança em vendas da Chevy no segmento.


A Chevy 500 DL 1992 das fotos está há dez anos na família de Marcio Ferreira Silva. Seu pai, Francisco, é quem cuida dela. “É a menina dos olhos do meu pai”, conta Silva, que tem uma ofi cina de funilaria e pintura em São Paulo. “Ele põe um copo d’água no capô com o motor em ponto-morto para ver se ela trepida demais por causa de combustível ruim.” Segundo o filho, Francisco já chegou a esgotam o tanque (o copo trepidou...) e sempre confere se a picape está coberta e cuidada.


Em 1995, a Chevy foi sucedida pela picape Corsa, mais próxima do gosto do público jovem que a Chevy foi perdendo ao longo do tempo. Mesmo não sendo a mais resistente das picapes em termos de carga e tendo um nome que camufl ava sua real capacidade, a Chevy 500 durou mais de uma década no mercado. Foi o último modelo da linha Chevette a sair de produção, dois anos depois do sedã.


Hoje postei esse matéria por que achei interessante e por que na minha época de adolescente era o carro que mais gostava de andar. Pois tinha uma Chevy Camping 1993

terça-feira, 29 de março de 2011

Chevrolet Cobalt


O Cobalt será a próxima arma da GM do Brasil para surpreender e vender bem no mercado nacional. O modelo deverá “substituir” o Astra na posição de intermediário entre Corsa Sedan, que também vai embora, e o Vectra, que pode continuar como acesso ao Cruze. De qualquer forma, o maior impacto que o Cobalt terá no mercado virá de seu visual, cujo estilo é bastante questionável. Para a GM, vale o lema de que o que importa é a beleza interior, que no caso se refere ao conteúdo do modelo e não exatamente ao estilo do seu interior. Com a plataforma do Corsa D, pelo menos o Cobalt deverá sanar alguns inconvenientes de um chassi antigo, como no caso dos Agile/Montana. Se a base é boa, não poderemos dizer o mesmo do visual. O recente flagra na Europa mostra que ele quer ter um parentesco maior com o Agile, mesmo que sua origem técnica seja duas gerações mais moderna. No Brasil, o Cobalt (GSVEM) deverá ter motores 1.4 na versão de acesso e 1.8 no topo de linha, que terá a mesma potência do Astra 2.0 atual. Segundo o site Autos Segredos, o Cobalt custará inicialmente R$38.000, mas já podemos imaginá-lo com rodas de aço com calotas e inúmeros opcionais que no final encarecerão seu preço, passando logicamente dos R$40.000. Não estranhe se o Cobalt acabar custando mais de R$55.000 com motor 1.8 de 140 cv. Embora não seja o mais importante lançamento da GM este ano, o Cobalt será aquele que mais vai repercutir na imprensa e no mercado, afinal com o marketing da GM, ele já é candidato forte a brigar pelas primeiras posições em seu segmento. Dúvida? Olhe o Agile em nono lugar entre os mais vendidos do país. Fonte: Noticias Automotivas

Erisom x Monga Som - 1º Garanhuns Fest Car

erisom x monga som

Mais vai ter troco ou não Monga Som? Fica a resposta!!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Lamborguini Cabrera 2012



Lamborghini Cabrera substitui Gallardo em 2012

Novo supercarro terá motor turbo de 600 cavalos e pesará cerca de 1.500 kg



Seguindo a tradição de usar nomes de touros para seus superesportivos, a Lamborghini vai batizar seu novo modelo de Cabrera, substituto do Gallardo no ano que vem, informa o site francês Blog Automobile. O carro também terá motor V10, como o Gallardo, mas contará com sobrealimentação, o que deverá ajudar na redução das emissões de gás carbônico e a chegar nos 600 cavalos de potência.


Por causa do uso da nova geração de chapas de alumínio e do emprego de fibra de carbono na sua fabricação, o Cabrera será mais leve que o Gallardo. Estima-se que terá cerca de 1.500 kg. E o estilo terá como base o protótipo Sesto Elemento,mostrado pela primeira vez no Salão de Paris (França), em setembro do ano passado.


Fonte: www.revistaautoesporte.com.br

sábado, 26 de março de 2011

Hummer vai fechar as portas


Antes de fechar as portas marca americana ainda disperta interesse
Hummer vai ser fechada. Essa é a informação oficial anunciada pela GM alguns dias atrás, mas rumores falam que a gigante americana ainda pode pensar o contrário se receber uma boa oferta pelo fabricante de SUV.
O interesse despertado pela quase finada Hummer parece ter vindo da Raser Technology, uma empresa americana que desenvolve um sistema de conversão de picapes e utilitários em veículos híbridos.
A Raser estaria interessada na aquisição da fábrica da Hummer e não necessariamente na própria marca. De qualquer forma, a GM não confirma nada sobre tal oferta.
Os veículos da Hummer atendem o perfil de produtos que a Raser pretende vender no mercado americano saídos diretamente de uma fábrica, inclusive sendo um Hummer o primeiro protótipo da empresa.
Fonte: noticiasautomotivas.com.br

sexta-feira, 25 de março de 2011

Triglicérides Alta

Álcool, gorduras e doces aumentam os triglicérides, alerta cardiologista

Francisco Fonseca, da Escola Paulista de Medicina, tirou dúvidas .Segundo ele, as margarinas modernas já ajudam na absorção do colesterol.



O médico explicou quando existe a necessidade de medicamentos para reduzir o colesterol e que não adianta tomar remédio por pouco tempo, pois o uso deve ser contínuo.

Segundo Fonseca, a ingestão de álcool aumenta os índices de triglicérides, assim como as gorduras e os doces. À dúvida de uma gaúcha se erva-mate de chimarrão pode combater o LDL, o cardiologista respondeu que a principal preocupação na região deveria ser com os churrascos e carnes gordurosas, responsáveis - junto com o sal - por uma das taxas mais elevadas de mortes por ataque cardíaco no Brasil.

Gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva, óleo de canola ou de girassol, podem ajudar a baixar o colesterol ruim e a aumentar o bom, segundo o especialista. A restrição ao consumo excessivo deve ser aplicada apenas às pessoas com triglicérides elevados.

Fonseca disse que as margarinas de última geração, mais molinhas e sem gordura trans, já auxiliam na absorção de colesterol. Quanto às manteigas, a ingestão deve ser moderada. Para manter níveis aceitáveis de gordura no sangue, ele recomendou a troca de produtos animais por vegetais, com exceção do óleo de coco e do azeite de dendê - que podem fazer mal para quem precisa fazer um controle rígido.

Triglicérides demais, de acordo com o médico, podem ser um sinal de diabetes, sedentarismo, alto consumo de álcool ou má alimentação. Por fim, ele falou sobre a influência do hipotireoidismo grave sobre as taxas de colesterol e triglicérides.

Fonte: globo.com/bemestar